Shabby Chic: redecore sua casa de maneira vintage

Compartilhe:

Imagem retirada de https://www.italinea.com.br/decoracao-shabby-chic/

O estilo de decoração chamado de Shabby Chic surgiu nos anos 1970 e incorpora os estilos clássico e rústico ou desgastado. A harmonia entre os dois estilos dá origem ao "visual Shabby". Ainda muito atual no mundo da decoração e nos vídeos da internet ele transforma os ambientes em mais românticos, há também versões que lembram casas de fazenda e até as modernas versões minimalistas.

Para incorporar o estilo Shabby Chic é simples, já que podem ser utilizados materiais gastos e clássicos para recriar os ambientes aconchegantes e redecorar a casa de maneira vintage. As pastas do Pinterest estão recheadas de referências interessantes sobre o estilo, que pode ser adaptado a qualquer casa.

Ainda existem ideias mais econômicas como investir nos Do It Yourself (diy) que estão disponíveis online para obter inspirações e fazer algo personalizado. Esse estilo permite bastante criatividade e ainda são possíveis determinar uma paleta escolhida em algum site como um parâmetro para escolher a mobília, cor das paredes, estilo do piso entre outros itens, sem ter arrependimentos depois.

Reaproveitamento de itens e objetos
Alguns materiais que podem ser reutilizados são espelhos, que podem ser redecorados com flores ou cristais na moldura, de acordo com a preferência de inspirações utilizadas. Vasos, potes, embalagens de produtos [VIDEO] que possam ser reutilizados, podem ser coloridos com uso de spray ou tinta para plástico ou vidro, ou ainda se a aparência estiver interessante podem ser usados como decoração vintage.

Além disso, as xícaras ou bules antigos trazem um ar mais romântico, principalmente se possuírem estampas ou cores chamativas. Existem, por exemplo, tutoriais de luminárias que foram transformados em abajures ou luminárias.

As cadeiras geralmente são decoradas com tecido de aspecto bem feminino e delicado e podem ser acrescentados laços. As cortinas em geral são brancas, de renda ou macramê em barbante claro. Os prendedores de cortina ficam bem interessantes se forem customizados com pérolas ou objetos dourados por exemplo.

As flores trazem o toque delicado ao ambiente e podem ser utilizadas em vasos sobre a mobília ou em estampas, cortinas, toalhas de mesa, tapeçaria entre outros. Aplicações de botões, fuxicos, almofadas customizadas com diversos tipos de tecido, bem como colchas e fronhas também são bem comuns.

Além disso itens como o papel de parede são bem interessantes, assim combinados ao tipo de carpete podem formular ambientes delicados ou mais sóbrios dentro do estilo a depender da paleta de cores.

Fonte: Blastingnews