Pisos para Sala: Conheça as Melhores Opções

Compartilhe:

Imagem retirada de https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/viva-decora/pisos-para-sala-conheca-as-melhores-opcoes-58-inspiracoes,dbb3540c6e64a28aaa3669947e12eacc00p0716h.html

A decisão por um tipo de piso é algo muito importante, seja na construção ou na reforma. Ele pode influenciar na sensação térmica do local e, claro, no visual do cômodo como um todo. Por isso vamos trazer aqui as melhores opções de pisos para sala e suas características, assim o seu processo de escolha vai ficar muito mais facilitado!

Os 5 melhores tipos de pisos para sala
Algumas preocupações comuns na hora de escolher pisos para sala são a resistência do material e se ele é quente ou frio. Esses são alguns dos aspectos que abordaremos enquanto apresentamos os cinco melhores modelos de pisos para sala. Confira!

Pisos para sala cerâmicos
Os pisos cerâmicos são duráveis e resistentes. Antigamente, eles não eram muito usados nas áreas sociais da casa, mas, com o surgimento de novos modelos com acabamentos diferenciados, ele ganhou espaço nas salas.

É possível encontrar modelos de pisos para sala cerâmicos que imitam madeira e pedra e a principal vantagem deles é ter esse visual com um custo bem mais em conta. Os pisos cerâmicos são considerados frios e, por isso, dão certo frescor aos locais onde são aplicados.

Pisos de porcelanato para sala
Os pisos de porcelanato se tornaram com o tempo os verdadeiros queridinhos da decoração da sala. Ele pode ser encontrado com alguns acabamentos diferentes, mas os mais comuns dentre os pisos de porcelanato para sala são o polido, o acetinado e o amadeirado.

O polido é um dos mais usados nas salas devido ao seu visual brilhoso. Esse piso frio e liso tem também como vantagem o fato de ser facilmente limpável e resistente. Aliás, por ser frio, ele dá uma certa refrescância ao espaço.

Porém, nem tudo são flores. Algumas das desvantagens dos pisos de porcelanato polido são justamente associadas a duas de suas características positivas. Por ser muito brilhoso, ele reflete a iluminação, o que pode gerar certo incômodo. E, por ser frio, pode não ser muito acolhedor - o que pode ser remediado usando um tapete.

O acetinado, por sua vez, se diferencia do primeiro principalmente por ser menos liso, menos brilhoso e mais aconchegante. Já o amadeirado é aquele porcelanato que imita madeira. Ele cria uma sensação visual de aconchego e é mais resistente a riscos do que os pisos de madeira, mas é mais caro do que eles.

Por fim, vamos falar sobre o porcelanato líquido. Apesar do nome, ele não é um exemplar dos pisos de porcelanato para sala. Na verdade, ele é um piso feito de epóxi que fica com a aparência bem brilhosa e tem ganhado cada vez mais fãs. Ele é frio, dá a possibilidade de fazer um piso 3d para sala e, por não ter emendas, dá maior sensação de amplitude aos ambientes. Mas essa nova tendência tem um porém: o custo alto.

Pisos de madeira para sala
Os pisos de madeira para sala são sonho de consumo de muita gente. Ele une estética e aconchego, mas tem também alguns pontos bem negativos, como o custo alto e a necessidade de manutenção.

Por isso surgiram várias alternativas aos pisos de madeira para sala, como o piso laminado. O laminado imita a madeira, é uma opção mais barata, também é um piso quente e conta com instalação rápida e fácil.

O piso vinílico é outra alternativa aos pisos de madeira para sala. Ele também imita o visual da madeira e tem um bom custo-benefício, mas não é muito resistente, principalmente quando se trata de objetos pontiagudos.

Piso de cimento queimado para sala
Uma nova tendência em modelos de pisos para sala é o cimento queimado. Moderno, ele tem se popularizado principalmente devido ao apelo estético da decoração industrial. Ele é um piso frio de custo baixo, mas tem como desvantagem a possibilidade de aparecimento de trincas.

Piso de mármore para sala
Os pisos para sala de pedra natural são sinônimo de sofisticação. Ter um piso de mármore na sala, então, é o sonho de muitas pessoas. Esse piso frio não sai da moda e é muito resistente, mas o preço a se pagar para tê-lo em casa é alto. Caso não se importe em usar outros materiais similares, você pode optar pela alternativa das pedras brasileiras.

Depois de escolher uma dessas opções de pisos para sala, pode ter certeza que seu imóvel será valorizado e que ficará mais fácil fazer a decoração do cômodo. Quanto já estiver com tudo pronto, tenha cuidado para preservar seus pisos para sala. Para isso, recomendamos evitar arrastar móveis e ter atenção aos produtos de limpeza.

Fonte: Terra