Como Limpar Piso Laminado no Dia a Dia, em Faxinas e com Manchas

Compartilhe:

Imagem retirada de https://www.vivadecora.com.br/revista/como-limpar-piso-laminado/

O piso laminado é sinônimo de charme e conforto. E, para conservar a beleza e garantir a durabilidade dele, é essencial saber como limpar piso laminado. Aliás, talvez até mais do que isso: é importantíssimo saber como não limpá-lo!

Aqui você vai aprender exatamente quais produtos e materiais evitar nessa limpeza e também como limpar piso laminado no dia a dia, em faxinas mais pesadas e caso ele tenha manchas.

O que não usar para limpar piso laminado
Para saber como limpar piso laminado, você precisa saber também como não deve limpá-lo. A seguir, conheça alguns dos vilões na manutenção desse tipo de piso:

- Produtos de limpeza que contenham cera ou silicone na fórmula
- Enceradeiras elétricas, esponjas de aço, lixas e outros materiais cortantes e abrasivos
- Água em abundância
- Bicarbonato de sódio

Evite todos os produtos e materiais citados na lista, pois, de uma forma ou de outra, eles podem danificar o seu piso laminado.

Aliás, para quem também gostaria de saber como limpar piso de madeira, a cera pode ser usada nesse caso, porém em pequena quantidade e aplicada com uma flanela macia. Mas, para quem quer descobrir apenas como limpar piso laminado, esse produto é proibido.

Saiba como limpar piso laminado no dia a dia
É claro que você não precisa fazer uma limpeza super pesada em casa todos os dias, mas é essencial saber como limpar piso laminado no dia a dia para evitar que a sujeira acumule ou mesmo que ele seja danificado.

Para isso, você vai precisar, basicamente, apenas de um aspirador de pó ou de uma vassoura de cerdas macias. Se optar pelo aspirador, tenha cuidado para não arrastar o tubo de sucção no piso.

Outras boas dicas para quem quer saber como limpar piso laminado no dia a dia é sempre limpar/secar imediatamente caso derrame algo sobre o chão, seja água, vinho, molho ou qualquer outra coisa. Melhor prevenir do que remediar.

Aprenda como limpar piso laminado durante uma faxina
Na hora de fazer uma limpeza mais pesada em casa você vai precisar saber exatamente como limpar piso laminado para não acabar estragando ele. Por isso, aqui vão algumas dicas ainda pré-limpeza:

- Não arraste móveis para não arranhar o piso
- Proteja os pés e bases dos móveis com adesivo de feltro ou borracha
- Prefira panos macios de algodão ou microfibra
- Passe o pano sempre no sentido da textura do piso
- Use apenas produtos à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro
- Leia o rótulo dos produtos, pois alguns precisam de ser diluídos em água

Ainda sobre os produtos, vamos dar algumas dicas de “misturinhas” caseiras que podem ser usadas para limpar piso laminado.

Como limpar piso laminado com detergente ou sabão líquido neutro
O detergente neutro e o sabão líquido neutro são alguns dos produtos mais recomendados para fazer a limpeza de pisos laminados e também para quem quer saber como limpar piso de madeira. Para usá-los, basta misturar 1 litro de água com duas tampas de detergente ou sabão neutro.

Como limpar piso laminado com amoníaco
O amoníaco é também super recomendado para os que estão aprendendo como limpar piso laminado. A receita para usá-lo é três colheres de amoníaco para 1 litro de água.

Como limpar piso laminado com vinagre
O vinagre é um desses produtos multiuso que é sempre bom ter em casa. E, para quem estava esperando para descobrir como limpar piso laminado com vinagre, aqui vai a resposta: misture três colheres de vinagre branco com 1 litro de água.

Essa receita de como limpar piso laminado com vinagre é especialmente boa para quem tem alergia a produtos de limpeza ou tem animais domésticos em casa.
Passo a passo de como limpar piso laminado na faxina

Com essas dicas em mente, vamos ao passo a passo de como limpar piso laminado durante a faxina. Ah, esse tutorial serve também para saber como limpar piso de madeira.

1- Comece retirando o excesso de pó e sujeira com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó;
2- Em seguida, mergulhe um pano de algodão ou microfibra em um balde com a solução escolhida para fazer a limpeza e torça para tirar o excesso;
3- Com o pano úmido, limpe o seu piso laminado ou de madeira;
4- Por fim, enxugue com um pano de algodão ou de microfibra seco.

Descubra como limpar piso laminado manchado
Para retirar resíduos mais resistentes e manchas, temos algumas dicas específicas de como limpar piso laminado.

- Detergente e álcool são recomendados para limpar graxa de sapato, suco de uva, vinho, café, refrigerante, batom, mercúrio, esmalte de unha e tinta esmalte
- Álcool sozinho resolve marcas de caneta esferográfica e pincel atômico
- Água já deve ser o suficiente para tirar tinta látex do piso laminado
- Removedor de esmalte ou acetona são ideais para retirar cola
- Aguarrás, tíner e querosene podem ser usados para limpar tinta, verniz e graxa, porém, após a remoção, use um pano úmido com água e sabão líquido neutro para remover esses produtos

Agora você tem todas as informações necessárias para fazer a limpeza do seu piso laminado sem medo! Tem alguma outra dica que você já testou de como limpar piso laminado? Deixe nos comentários!

Fonte: Viva Decora