Arquiteta de Sorocaba dá dicas para renovar a casa para o ano novo

Compartilhe:

Imagem retirada de: https://s2.glbimg.com/AJ3D5d9jITVwdonuP2mikW1R36c=/0x0:1280x960/1344x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/r/S/ZcdwevSNK7seIhYomIoA/moveis.jpg

O início de um novo ano é época de renovação, inclusive da casa. E não é preciso uma grande reforma ou investimento para dar “cara nova” aos ambientes. Apostar na troca da decoração e até reaproveitar o que já possui em casa é o suficiente para dar o toque de mudança.

A arquiteta de Sorocaba (SP) Manoela Lustosa afirma que os objetos de decoração são excelentes opções para uma rápida mudança na casa. Os itens podem ser encontrados a preços variados e ainda é possível reaproveitar os que já possui.

"É possível produzir o ambiente com alguns objetos de decoração. Além de ser uma opção interessante, é possível economizar dando um toque pessoal. Usar plantas e vasos com flores é uma ótima ideia, pois muda muito o visual do espaço. Trocar os objetos de decoração de cômodos também dá uma renovada no ambiente", explica Manoela.

Para quem gostaria de mudar a cor das paredes, mas quer evitar a sujeira, por exemplo, a arquiteta dá a dica de um recurso prático, de fácil aplicação e com opções para todos os gostos. "Se a não quiser sujeira na casa e resolver mudar a cor das paredes, vale investir em papel de parede. Dá um visual maravilhoso", diz.

A troca de móveis também é uma forma, bastante significativa, de mudar o visual dos ambientes. No último bimestre desse ano, uma loja de móveis de Sorocaba registrou aumento de 20% no movimento em relação ao mesmo período de 2017, reflexo do pagamento do 13º salário e da vontade dos consumidores em renovar a casa para o ano seguinte. Segundo o gerente da loja, Eduardo Turazza, os itens mais procurados foram sofá e home theater.

Para quem vai apostar na troca de móveis, a arquiteta aconselha: “Usar móveis em tons neutros é interessante, pois podemos explorar cores nos objetos de decoração, almofadas e tapetes. Existem várias lojas online para se encontrar itens com valores interessantes, o importante é comprar algo de qualidade para ter uma boa durabilidade”.

Como renovar os ambientes

Veja as dicas da arquiteta para deixar a casa com cara nova apostando em itens "coringas":

Sala: troque o tapete, a mesa lateral ou de centro, os objetos de decoração, as luminárias, instale espelhos decorativos, quadros e mude as almofadas. Outra opção é colocar um papel de parede em local de destaque. "Sem medo de ousar, pois este é um ponto forte para dar colorido na casa", afirma Manoela.
Cozinha: coloque utensílios em uma posição de destaque na cozinha. Se tiver uma bancada de refeições, pode colocar os objetos de decoração mais diferentes nela, por exemplo. Você também pode instalar prateleiras e colocar livros de receitas. "Fica super bonito e bastante funcional."
Quarto: o criado mudo é um ótimo local para colocar abajur, bandeja para bijuteria e um porta-retrato. "Para mudar o visual, vale investir em papel de parede e uma roupa de cama bonita."
Banheiro: invista na reforma e troca dos revestimentos ou bancadas. Coloque cor e criatividade nos detalhes, como o puxador dos móveis, o porta escova de dentes, a saboneteira e o tapete, por exemplo.


Seja qual for a mudança escolhida, a dica para economizar é "pesquisar na internet, lojas da cidade e em feiras de artesanato", finaliza Manoela.

Fonte: G1